sábado, 1 de junho de 2013

Romance

Romance é uma forma literária do gênero narrativo literário que transpõe para a ficção a experiência humana. Suas características são a narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, os personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.




Uma historia de amor baseada em sofrimentos reais.

Ensaio




Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.




Assalto em uma loja

Personagens: um ou mais assaltantes, dono da loja, gerente, funcionários e/ou clientes
Cenário: em um loja.
Desenvolvimento: Os assaltantes chegam anunciando o assalto, pessoas desesperadas  correndo, armas, gritos. Os assaltantes pegam o dinheiro, fazem os clientes de refém, roubam também coisas de valores como por exemplo celulares. Pode também simular uma briga, troca de tiros, chamar a policia ou terminar com os ladrões indo embora com todo o dinheiro e serem pegos pela policia mais a frente.

Parábola

É uma narração  alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história).
- A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica.
- Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.
- Gênero muito comum na Bíblia: As parábolas de Jesus.



Eu percebia que meu comportamento aborrecia muito os meus pais, porém pouco me importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, dava-me por satisfeito. Mas, é claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passavam a tratar-me de igual maneira.
Cresci um pouco e um dia percebi que a situação era desconfortante. Preocupei-me, mas não sabia como me modificar.
O aprendizado aconteceu num domingo em que fui, com meus pais e meus irmãos, passar o dia no campo. Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco, dirigi-me à margem do riacho que corria entre um pequeno bosque e os campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma tartaruga. Examinei-a com cuidado e quando me aproximei mais, o estranho animal encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente decidi que ela devia sair para fora e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu estava ficando, como sempre, impaciente e irritado.
Foi quando meu pai se aproximou de mim. Olhou por um instante o que eu estava fazendo e, em seguida, pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente: "Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que se faz. Venha comigo e traga o bichinho."
Acompanhei-o. Ele se deteve perto da fogueira acesa e me disse: "Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha um lugar morno e agradável."
Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga colocou a cabeça de fora e caminhou tranqüilamente em minha direção. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando:
"Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao lidar com elas, procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade."

Apólogo

Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.
Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social.



  Era uma vez uma faca, um garfo e uma colher.
       Estavam disputando para ver quem era o melhor e, então, o garfo disse:
    -Eu sou o melhor! Porque meus donos adoram comer arroz, macarrão, etc. A colher foi se aproximando e juntando-se a elas já falou:
-O feijão também só pode ser comigo através de mim, a colher, por causa da sopinha, ou seja, o caldo dele. E a faca falou:
-De onde? Mas o que é isso? Vocês não fazem absolutamente nada! Quem faz quase tudo nessa cozinha sou eu! Seus preguiçosos! Sabem todos esses finais de semanas aí? Esses domingos e sábados, então, ultimamente, tenho cansado muito de tanto cortar carne e também o macarrão da sopinha do neném!
Todos os invernos eu sou usada para tomar sopa – disse a colher. E assim que ela terminou de falar os seus companheiros começaram a falar todos ao mesmo tempo... Eu sou o melhor. Que isso? Eu hein! Eu é que sou – disse a faca! Capaz – disse o garfo! Aí a colher, já cansada de ouvir o bafafá, das colegas chegou e falou:
- Vamos parar com isso! Nós todas somos as melhores!  

MORAL: Bem ao final, todas se deram conta de que eram um grupo e eram importantes!

Carta ao leitor

Carta ao leitor é uma carta que a pessoal anuncia ou da um recado para ao leitor.



Caros leitores,

Venho através deste blog expor minha ideias, pensamentos, atitudes, enfim vocês saberão tudo oque se passa em minha vida. Adorarei compartilhar isto tudo com você! 
Desde já agradeço e boa leitura !

Carta do leitor


Os leitores de jornais e revistas têm um espaço nesses veículos de comunicação reservado para suas sugestões, críticas, opiniões e reclamações.
Dessa forma, o leitor tem a oportunidade de participar da formação da opinião pública, sempre que discordar de alguma informação, ou quiser, por exemplo, dar uma sugestão.
Os jornais e as revistas noticiam muitos fatos, mas em algumas situações o leitor concorda com o que foi dito, em outras discorda. Assim, ele tem espaço para suas manifestações.
Diariamente os jornais e revistas veiculam cartas de leitores.



Caro editor da revista "Veja"
 
Está semana ao ler o texto "Os órfãos da impunidade" fiquei comovida em saber que há muitas pessoas más vivendo em nosso meio, que são capazes de destruir sonhos, carreira e ate famílias. Roubam e ainda tiram a vida de pessoas inocentes que apenas estão a busca de seus sonhos e felizes com suas famílias.
Essa realidade me preocupa muito e me deixa decepcionada em saber que a segurança da sociedade está cada vez mais fraca.
Desde já, agradeço pela atenção!

Alaissa Tais
Estudande
Chapada Gaúcha, MG

Editorial


 editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente.


                                                Leiloar a Virgindade

   Algumas jovens do nosso mundo estão expondo a imagem em redes sociais e televisão leiloando a  sua virgindade. É certo ou errado leiloar a virgindade? Para algumas pessoas isto é errado, pode ate ser considerado um pecado, mas acontece que essas jovens leiloam a virgindade por muito dinheiro e depois podem ate ficar conhecidas com garotas de programas ou seja lá como for que a sociedade onde ela vive à chamará. 





Texto publicado mais adiante nas paginas 05 e 06.

Reportagem

reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.



Exemplo de uma reportagem:

Homossexual é agredido em uma balada na cidade de Rio Claro.
Diz Aline Souza, estudante de administração: "As pessoas tem muito preconceito contra os homossexuais, não aceitam que elas sentem atração por outro do mesmo sexo. Tenho amigos gays, acredito que todas as mulheres deveriam ter um amigo assim. São pessoas como todas as outras, não aceito que eles sejam agredidos."
Carlos amigo de Jean, o homossexual agredido, diz a um depoimento a policia que Jean não fez nada e nem deu motivos para ser agredido em uma festa: " Estávamos todos dançando e bebendo, curtindo a festa e um rapaz chegou agredindo Jean. Na hora tentamos separar a briga, alguns colegas que estavam com nos saíram machucados." A policia chegou imediatamente e apreendeu o agressor. Foi levado para a delegacia e solto dias depois. Jean foi levado ao hospital, teve alguns ferimentos mas foi liberado no dia seguinte.



Crônica

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência, etc.



                                             A pascoa da minha família

Todos os anos, nas sextas-feiras santas e nos domingos de páscoa, o costume em nossa família é o de que todos parentes e pessoas amigas convidadas ou de tamanha importância encontrem-se na casa de minha avó, Dona Loura. Em cada lugar de sua casa há pessoas transitando a todo o momento em todos os seus cômodos, conversando, fofocando, gritando e quando não, saem ao quintal, e em seguida voltando com os pés sujos de lama e de terra. As tias e cunhadas ficam na pequena cozinha da casa em meio ao barulho das panelas de alumínio. Enquanto coziam elas conversam muito  que deixaria qualquer estranho em pleno alvoroço e em confusão.
Já os tios, estes estão presentes somente depois da hora do almoço ou então nem aparecem. Os primos estão a correr no quintal de terra molhada, brincando. Os netos mais novos estão no meio dos brinquedos. As pessoas amigas da família estão na cozinha ou na sala de estar conversando e olhando as estantes com suas fotos. Todos no fim das contas, ao anoitecer encontram-se estufados de tantas comidas e bebidas.
A páscoa e a paixão de Cristo, verdadeiras comemorações deste dia, não aparecem tão claramente na celebração da ceia, mas de maneira simples estão manifestadas nos gestos, atos, palavras, carinho e cuidado que cada um tem para com a família. Não sei se isto foi o propósito desejado pela igreja em celebrar esta data, e se era outro não posso dizer com convicção se aconteceria em verdade. Só tenho segurança de que a própria natureza social de se estar em família neste dia, já é um sinal de amor pelo outro como se este fosse si próprio.







Resumo


Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento. Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.

A elaboração de um resumo exige análise e interpretação do conteúdo para que sejam transmitidas as ideias mais importantes.



Resumo do livro Querido John



    No livro Querido John, conta a historia de um jovem, que tem apenas o pai vivo, nunca conheceu os familiares e não sabe se a mãe faleceu quando pequeno ou se abandonou a família. 
     John, um rapaz muito despreocupado com a vida, estudante, seu pai era muito ausente, apenas sabia conversar sobre moedas, o que deixava John muito irritado.
     Aos dezoito anos, ingressa nas Forças Armadas. Trocava algumas cartas com o pai contado-lhe o que se passava. 
     Um soldado que sempre amou sua profissão, não tinha namorada e se sentia muito só. 
     Em sua primeira licença, John visita o pai que morava Wilmington, e lá ele conhece Savanah, em um incrível incidente com sua bolsa, a qual John salva.


     John não esperava essa ser sua primeira paixão. Eles passaram a ser ver dia apos dia. Cada vez mais um apaixonado-se pelo outro. Mas os dias passaram e John se ver obrigado a voltar para as Forças Armadas e Savanah promete que espera pela sua volta.
     O tempo passa e em suas raras licenças eles se reencontram. Mas o que os dois não esperavam era que o atentado de 11 de setembro contra os EUA poderia mudar a vida dos jovens apaixonados.
     Quando John regressaria a casa do pai, não iria se alistar novamente, mas apos o atentado, John se alista o que poderia abalar profundamente o relacionamento dos dois.
     Os dois continuam trocando cartas, mas não com o mesmo tom apaixonado de antes. Savanah está muito diferente. E uma carta recebida depois de muito tempo sem se falarem, Savanah diz que se casou e que está muito feliz.
     Depois de 2 anos, em sua licença, John visita Savanah e recebe a noticia de que o marido de Savanah esta internado em péssimo estado de vida e não tinham dinheiro para uma cirurgia. John, com a herança de seu falecido pai, doa para o hospital para salvar a vida do homem com quem a mulher amada está casada. 
    Desse dia em diante John se alistou as Forças Armadas todas as vezes. John continua amando Savanah e em todas as luas cheias eles saem para contemplar a noite em que deram o primeiro beijo.  



Fábula

Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmenteanimais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

http://www.significados.com.br/fabula/


Numa cidade distante, existia uma galinha chamada Marilu. Marilu era uma ótima amiga de todos no galinheiro, porem havia uma galinha que sempre lhe arrancava as penas, chamada Pintadinha. Pintadinha vivia fazendo criticas a Marilu. 
Um certo dia as duas galinhas discutiram feio no galinheiro. Pintadinha ofendeu Marilu. Todos ficaram tristes com as atitudes de Pintadinha.
Marilu muito triste e chateada, saiu chorando de dentro do galinheiro. Estava muito revoltada que a situação delas duas tinha chegado a esse ponto. 
Todas as outras galinhas disseram para Pintadinha pedir desculpas a Marilu. Pintadinha arrependida do que fez, resolveu pedir desculpas, mas deixou para procurar Marili no outro dia.
No outro dia, Pintadinha foi a procura de Marilu, para sua surpresa Marilu estava morta. 
Todos estavam chocados com a morte de Marilu, e Pintadinha muito arrependida acabou se suicidando.

Moral: Não deixe para amanhã oque se pode fazer hoje !



Panfleto

Um folheto, ou panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.




Conta

Contas pode ser:

Contas contábeis : usadas em contabilidade
Conta bancária : um serviço bancário
Contas Públicas  : usadas na administração pública e na contabilidade pública
Conta corrente : usadas em contabilidade e bancos
Conta de Desenvolvimento Energético: usadas na tributação brasileira

Plano de Contas: um instrumento de análise contábil



Folder




Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso
publicitário parecido com o flyer, só que com dobras.

O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações,
ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem
publicitária.
Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.
Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder
é o impresso que possui no mínimo uma dobra ou ilustrações, enquanto o folheto
pode conter ilustrações mas não é dobrado.





Rótulo

Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem.
O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É uma forma de dar alguma vida a uma embalagem.


     
                                                ALEBORA          
               
                             SHAMPOO PARA CABELOS COM VIDA PRÓPRIA
                                                                                          COM FILTRO UV

                        
                                                                                                           350ml
                                 Com tecnologia
                          NUTRI-SELADORA
      DAS CUTÍCULAS CAPILARES
  
                                         Seu cabelo com um toque de V1D4 L0K4 !!!!!!!
                             

Bula de Remédio

Bula é o nome que se dá ao conjunto de informações sobre um medicamento que obrigatoriamente os laboratórios farmacêuticos devem acrescentar à embalagem de seus produtos vendidos no varejo. As informações podem ser direcionadas aos usuários dos medicamentos, aos profissionais de saúde ou a ambos.


                                                           Bula do Medicamento Lacto purga
Lacto purga é um medicamento indicado no caso de constipação intestinal, cujo princípio ativo é o Bisacodil.
IndicaçõesPrisão de ventre, pré e pós operatório, antes da realização de exames que exigem a limpeza intestinal.
Contra IndicaçõesGravidez, amamentação, apendicite aguda, doenças inflamatórias do trato intestinal, dor abdominal grave, desidratação, e em casos de alergia ao bisacordil.
Efeitos AdversosPode causar diarréia, dor abdominal, vício intestinal, se usado corriqueiramente, cólica, angioedema.
Modo de usoAdultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar.Crianças com mais de 4 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar.A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.


Piada


Piada ou anedota é uma história curta de final geralmente surpreendente e engraçado com o objetivo de causar risos ou gargalhadas (ou sensação de) no leitor ou ouvinte.

É um tipo específico de humor que, apesar de diversos estilos, possui características que a diferenciam de outras formas de comédia.




P.: O que é um pontinho verde no congelador?
R.: Uma azeitona esquiando
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Artigo de Opinião


O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.



Exemplo de Artigo de Opinião sobre Drogas


    O uso de drogas está cada vez mais aumentando, mesmo que as autoridades tenham investido muito com o combate das drogas elas estão cada vez mais em nosso dia-a-dia. 
   
    Os usuários  na maioria das vezes, não possuem boas condições de vida, o que levam a viver um verdadeiro mundo de fantasias. Mas, posso afirmar que depois dos efeitos alucinantes as consequências são devastadoras e duradouras. Não quero entrar em detalhes sobre os problemas que as drogas geram, pois creio que todos sabem muito bem. 

   
    É importante lembrar que conflitos familiares passam a ser constantes nos lares de qualquer família que possui algum membro usuário de drogas.
    
    Para finalizar, quero lembrar que drogas não é apenas no Brasil, no mundo inteiro está virando uma epidemia sem controle. As autoridades devem investir mais em politicas públicas e campanhas educativas tanto ao combate como o trafico de drogas. Acredito também que deve se investir mais em educação, pois é o que move uma cidade, um estado, um país.




Paródia

Trata-se de transformar um texto conhecido pelo público em geral, consagrado, em um novo texto, de cunho humorístico, zombeteiro ou contestador. Muitas vezes o texto parodiado torna-se polêmico, principalmente para aqueles mais conservadores. É preciso, porém, destacar que as paródias ajudam a tornar o seu produtor e seus leitores mais críticos, já que utilizam de liberdade de expressão.



Paródia da musica Mistura Louca de Henrique e Juliano.

Tô morando só, agora é só alegria 
Trabalho lá em casa rola quase todo dia 
Chorando quase enchendo uma piscina 
É só tomando zero pra entrar no clima. 

Eu não tô nem aí, eu não quero nem saber 
A vida é minha e é assim que eu quero viver 
Notas ruins quase o tempo todo 
Estilo nerd é claro eu sou bobo 

Liga pra Carol, chama a Anna pra vir 
Traz a Bruna, a Mickaelly e também a Bia 
Hoje vai ter trabalho de novo 
Chega pra cá Os Reprovados vai convida o povo 

Os Reprovados estão chegando e o bicho vai pegar 
Deixa comigo que agora eu vou selecionar 
Você pode ir, você pode também, 
Essa dali não pode porque nota ruim não tem
Burros podem ir, idiotas vem também, 
As mãe não pode saber porque trem vai ficar feio. 

Ai que mistura louca, 
Já deu água nos olhos  
Só de pensar na gente 
No segundo ano de novo ...