Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência, etc.
A pascoa da minha família
Todos os anos, nas sextas-feiras santas e nos domingos de páscoa, o costume em nossa família é o de que todos parentes e pessoas amigas convidadas ou de tamanha importância encontrem-se na casa de minha avó, Dona Loura. Em cada lugar de sua casa há pessoas transitando a todo o momento em todos os seus cômodos, conversando, fofocando, gritando e quando não, saem ao quintal, e em seguida voltando com os pés sujos de lama e de terra. As tias e cunhadas ficam na pequena cozinha da casa em meio ao barulho das panelas de alumínio. Enquanto coziam elas conversam muito que deixaria qualquer estranho em pleno alvoroço e em confusão.
Já os tios, estes estão presentes somente depois da hora do almoço ou então nem aparecem. Os primos estão a correr no quintal de terra molhada, brincando. Os netos mais novos estão no meio dos brinquedos. As pessoas amigas da família estão na cozinha ou na sala de estar conversando e olhando as estantes com suas fotos. Todos no fim das contas, ao anoitecer encontram-se estufados de tantas comidas e bebidas.
A páscoa e a paixão de Cristo, verdadeiras comemorações deste dia, não aparecem tão claramente na celebração da ceia, mas de maneira simples estão manifestadas nos gestos, atos, palavras, carinho e cuidado que cada um tem para com a família. Não sei se isto foi o propósito desejado pela igreja em celebrar esta data, e se era outro não posso dizer com convicção se aconteceria em verdade. Só tenho segurança de que a própria natureza social de se estar em família neste dia, já é um sinal de amor pelo outro como se este fosse si próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário