O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.
Quando a bola de futebol caiu dentro do quintal de dona Lucia, Carlinhos não estava com nenhuma coragem para ir lá buscar.
Estavam a brigar pra decidir quem iria buscar a bola.
- Quem jogou a bola vai buscar ! - Gritou Joãozinho bravo pois a bola era dele.
- Mas não foi culpa minha ! - Falou Carlinhos.
Ambos não queriam ir.
Decidiram então tirar impar par para ver quem iria.
- Par! - Disse Joãozinho.
- Impar! - Falou Carlinhos.
- Um dolacim e já ! - Gritaram os dois.
Saiu o numero 5, Carlinhos iria ter que entrar no quintal de dona Lucia pra ir buscar a bola. Com muito medo foi em direção ao portão. Chegando perto, gritou: - Dona Lucia! - , mas não saiu ninguém. Pensou em entrar escondido, mas logo lembrou que ela era muito brava. Decidiu chamar novamente: - Dona Lucia! - mas novamente não viu nenhum sinal de alguém ter escutado, então a unica saída para resgatar a bola era entrar lá.
Abriu o portão com muito cuidado, olhou para os lados não viu nada e nem ninguém então foi em direção a bola.
Pegou a bola com as duas mão, e já estava voltando para o portão quando ouviu latidos de um cachorro, olhou para trás e viu um enorme cachorro.
Estava paralisado, não sabia se corria ou gritava, então Joãozinho começou a gritar para ele correr. Imediatamente Carlinhos começou a correr para fora. Assim que Carlinhos saiu de dentro do quintal, Joãozinho fechou o portão. Carlinhos quase sem folego deita no chão sem coragem de se levantar. Joãozinho rir sem parar pois era apenas um vira-lata que queria brincar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário